Untitled

Espaço de fala, escuta qualificada

 
eres-resiliente.jpg

Psicoterapia para adultos

Reserve um momento para se ouvir

O processo terapêutico, permite um "olhar profundo sobre si". Apresenta novos horizontes para solução de problemas, através de uma diferente postura sobre a vida, as relações pessoais e profissionais. Amplia o foco para além do conflito, o que oferece maiores possibilidades de resoluções dos mesmos.

O autoconhecimento permite que se identifique as emoções e comportamentos que muitas vezes causam sofrimento não só para o indivíduo, mas em toda sua rede de convívência.

Embora a psicoterapia não seja indicada somente para as patologias, ainda conserva-se o tabu de que psicoterapia é coisa de "maluco", mas é nesse espaço que, a "cura pela palavra" pode acontecer, pois é garantia de sigilo e de encontro com as fantasias e inquietações, particulares a cada indivíduo. É um momento singular, permeado pela aliança entre paciente/terapeuta, respeitando o contrato terapêutico firmado por ambos, o sigilo e a neutralidade do psicólogo. 

No primeiro momento será acolhido através da escuta do terapeuta para entender seus objetivos com a psicoterapia e os principais conflitos.

As sessões normalmente tem frequência semanal com duração de 50 minutos. 

20220330_154530.jpg

Psicoterapia da infância e adolescência 

Brincando e conversando a gente se entende.

Através da ludoterapia, a criança  manifesta suas emoções, permitindo compreender o seu mundo  psíquico. É o momento da livre expressão, destinando assim um novo caminho dos sentimentos, que causam sofrimento, resignificando os eventos traumáticos ou descobrindo formas assertivas de expressar-se. Com a ajuda do terapeuta encontrará recursos de enfrentamento para se posicionar diante das circunstâncias, e desta vez, sem prejuízo no seu dia a dia. Nosso trabalho é norteado pelas especificidades das demandas da infância: aprendizagem, sociabilidade, adaptação às  mudanças,  superação de perdas e transição para a adolescência.
Psicoterapia da adolescência A adolescência é uma fase particularmente difícil. Na fase inicial há que abandonar o "conforto" e a proteção da infância. Tem que enfrentar uma demanda de mudanças físicas e psíquicas que pode causar estranhesa e dúvidas. A psicoterapia atende ao enfrentamento do turbilhão de emoções, potencialmente desorganizados, próprios da adolescência. Algumas sinalizações apontam quando o adolescente precisa de ajuda. Quando nao consegue manter o foco nas atividades escolares, dificuldade de se relacionar com pais e professores, não dando importância às regras de convívio, excessivo uso das tecnologias, timidez excessiva, não aceitação da imagem corporal e outras constatações que mostram prejuízo ao seu desenvolvimento, emocional, social, cognitivo e físico. Frequentemente, na adolescência alguns comportamentos, são transitórios, é o tempo da necessidade de experienciar "coisas da vida adulta" às vezes não condizente com seu nível de maturidade. Isto não implica que esteja associada a alguma patologia, mas sim a afirmação de sua identidade, peculiar dessa fase. 

Checklist

Avaliação psicológica 

Avaliação psicossicial, bariátrica e infantil. 

A avaliação psicológica é um processo que envolve diversas técnicas e instrumentos (testes) conforme objetivo específico.  Através do método e escolha de instrumentos, é possível descrever aspectos da personalidade, da cognição, crenças, interações sociais entre outros. Para sua realização serão necessárias quatro ou cinco sessões. Oferecemos avaliação para bariátrica e para crianças quando solocitada pela escola.