Buscar
  • ÁGORA

Fazer escolhas sempre é um dilema?



Você... protagonista de suas escolhas

O diabo desta vida é que entre cem caminhos temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove. (Fernando Sabino) As escolhas permeiam e definem o nosso cotidiano, o que vestir, o trajeto que faremos até o trabalho, as estratégias para solucionar problemas... Entretanto, para diminuir o percurso, ou mesmo para evitar frustrações fazemos atalhos que muitas vezes são determinantes para toda a nossa existência. Realizar escolhas de forma consciente, deixando-se ser "afetada" por elas previnem dissabores e arrependimentos.

Mas o que nos priva desta dita consciência? Evitamos o desprazer, frente aos problemas agimos de forma emergencial pra uma solução rápida e claro, evitar o sofrimento.

O dilema da escolha está na privação de todas as outras opções, o que implica em perdas.

As perdas são fantasiosas ou reais depois da escolha ? Imprevísivil. Poucas vezes podemos optar por mais de uma alternativa. Quando o resultado é positivo a satisfação algumas vezes não é completa. E se... a outra alternativa não seria melhor ainda? Portanto, fazer escolhas envolve sempre uma perda. Por isso, é importante responsabilidade e consciência na tomada de decisões e arcar com o que vem junto com elas.

 

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo